sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ônibus espacial


                  Ônibus Espaciais foram espaçonaves parcialmente reutilizáveis para transporte de carga e pessoas  para a orbita terrestre, e depois retornar como um avião planador sendo pilotado até uma pista de pouso. Os norte americanos iniciaram as operações com os ônibus espaciais em 1981 enquanto isso seu irmão soviético o Buran só realizou o primeiro voo em 1988, lançado pelo foguete Energya. A agencia espacial européia também tentou desenvolver um ônibus espacial chamado de hermes.

                   Os ônibus espaciais eram equipados com 3 motores e dois foguetes auxiliares de combustível sólido que após 2 minutos do lançamento eram ejetados e recuperados, e também avia um tanque externo de combustível mas este não recuperável. O veículo principal podia transportar ate 30 toneladas de carga. O programa do ônibus espacial norte americano foi suspenso de janeiro de 1986 até setembro de 1988, após a tragédia do ônibus espacial Challenger, que vitimou sete astronautas.
                           O Challenger explodiu 73 segundos após seu lançamento do dia 28 de janeiro de 1986, matando todos os 7 tripulantes.
Acidente do Challenger

                 O programa foi abandonado em julho 2011 onde o ônibus espacial Atlantis fez seu ultimo voo antes da aposentadoria.
                 Outro acidente foi do Columbia em 1 de fevereiro de 2003, durante a reentrada na atmosfera a nave se desintegrou causando a morte de 7 tripulantes a bordo



Nenhum comentário:

Postar um comentário