Poucos trabalhos foram realizados em animais com o objetivo de comprovar se eles podem se infectar com COVID-19 (SARS-Cov-2) e transmitir a doença para outros animais e humanos. Os animais que já foram testados positivos com a COVID-19 não apresentaram sinais clínicos da doença, com exceção de alguns felinos, que possivelmente, contaminaram-se por meio de humanos infectados.
Até o momento não foi comprovado que cães e gatos possam ser possíveis transmissores de COVID-19. Mias estudos serão necessários para compreendermos melhor o funcionamento do SARS-Cov-2.
Como ainda não foi comprovado que animais domésticos podem se infectar com coronavírus algumas medidas de segurança devem ser tomadas, pois mesmo que eles não contraiam a doença ainda sim pode transportar os vírus em suas patas e pelos, da mesma forma que humanos transportam em sues calçados, roupas, smartphones, carros e tudo mais. Evitar de passear com os animais domésticos é a melhor forma de evitar o transporte da doença, da mesma forma que nós evitamos o contato social.
Portanto não abandone seu animalzinho de estimação, ele não tem culpa de nada, então se proteja, use máscara, siga as medidas de segurança da OMS e não coloque sua saúde e a dos outros em risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário