sexta-feira, 22 de maio de 2020

Diferença entre meteoro, meteorito, asteroide e cometa

Aprenda a diferenciar as principais características destes corpora celestes que podem ou não cair na terra

(Imagem: Galeria do Meteorito)

           Vemos em diversos filmes catástrofes causados por meteoros ou asteroides mas será que tudo é a mesma coisa? A seguir vamos explicar as diferenças entre estes corpos celestes.



        Cometas são corpos celestes feitos de poeira, gelo e pequenas quantidades de minerais, sua origem vem das regiões mais externas do sistema solar, tais como Nuvem de Oort e Cinturão de Kuiper, essas massas de gelo e poeira são atraídas pelos planetas maiores, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Suas orbitas são extremamente elípticas e conforme se aproximam do sol seu núcleo começa a evaporar emitindo gases dando origem a cauda característica dos cometas.
       Os asteroides são corpos celestes rochosos e contem muitos metais em sua composição, suas orbitas ao redor do sol são bem definidas como no cinturão de asteroides entre marte e Júpiter. Os tamanhos variam de 20 metros até 900 quilômetros de diâmetro, mas a maioria está na faixa dos 1 km de diâmetro.  A NASA ja classificou mais de 4700 objetos com mais de 100 metros de diâmetro como potencialmente perigosos, já que eles poderiam sobreviver à entrada na atmosfera. 
       Meteoro, meteoritos e meteoroides são pequenas pedras ou rochas que vagueiam pelo espaço e tem diâmetro de até 10 metros. Meteoros são as luzes emitidas por um meteoroide quando o mesmo precipita através da atmosfera terrestre, também conhecidos como estrelas cadentes.
      Os meteoritos são essas rochas espaciais que resistiram a atmosfera e chegaram ao chão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário