quinta-feira, 21 de maio de 2020

Entendendo o possível 'universo paralelo'

                   Nos últimos dias surgiram possíveis provas de um universo paralelo, parecendo filme de ficção científica, mas primeiramente vamos entender o projeto responsável pela descoberta.
                   

                    O experimento realizado é chamado de Anita (Antena Impulsiva Transiente da Antártica) seu principal objetivo é captar os neutrinos (partículas subatômicas) que poderiam nos dar mais informações sobre nosso universo, esses neutrinos possuem massa próximo a zero e baixa energia lhes concedendo a capacidade de atravessar planetas sem sofrerem nenhuma alteração, mas existe uma variação destes neutrinos, os de alta energia. Os neutrinos de alta energia são bloqueados por materiais sólidos e sua detecção só pode ser feita quando eles vem do espaço para a terra e nunca do contrário.
                    A parte deste experimento que chamou a atenção e levantou a teoria de um possível universo paralelo é que estes neutrinos de alta energia foram captados fazendo o caminho inverso ao normal, ou seja, eles saiam da terra em direção ao espaço.
                    Para o principal cientista por trás do Anita, Peter Gorham, físico da universidade do Havaí, levantou um hipótese de que a unica forma de um neutrino de alta energia apresentar tal comportamento teria de se transformar em outro tipo de partícula antes que possa atravessar a terra. A explicação para o fenômeno é que no momento do Big Bang foi formado dois universos, o nosso como conhecemos e outro onde as leis da física são o contrário das nossas.
                   Não existe nada conclusivo e mais experimentos serão realizados, mas não deixa de ser algo intrigante de pensarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário